AGENDA

MAI
29
 
 PORTO: CURSO “AS OITO RAINHAS”, POR ISABEL STILWELL
Quando: 29/05/2019 às 18:30
Onde: El Corte Inglés Gaia - Espaço Cultural da Livraria, Piso 6
Dias 28 e 29 de Maio e 4, 5, 11, 12, 18 e 19 de Junho

Programa:

2.ª Sessão – D. Isabel de Aragão
Álbum de família – Quem é quem
Mapas: reinos e fronteiras
Um avô que nunca esquece
D. Jaime e Vataça Lascaris: a força da amizade
Rainha de Portugal aos 12 anos: o casamento com D. Dinis
A boa samaritana e a inteligência das suas obras
Amor, filhos, infidelidade e bastardos
Estratega na política ibérica
Entre pai e filho: de que lado estava?
Santa, mas nunca freira

Não tenhamos ilusões: as princesas eram, antes de mais, peças de uma estratégia diplomática, braços do poder das suas famílias, com pouca ou nenhuma liberdade na escolha do seu destino.
Dito isto, tinham (ou não, conforme os casos) uma força interior, uma determinação própria e uma personalidade única que lhes permitiu superar as circunstâncias da sua vida, usando o lugar único a que ascendiam — o de rainhas — de uma maneira extraordinária.
O objectivo deste curso é apresentar oito destas mulheres, cujo papel, dentro e fora das nossas fronteiras, marcou indelevelmente o destino de Portugal, dando-as a conhecer mais intimamente, para lá dos mitos e mesmo dos erros que, muitas vezes, lhes tingiram a fama e se perpetuaram pelos séculos.
Cada uma das sessões será dedicada a uma rainha biografada por Isabel Stilwell, por ordem cronológica, com o enfoque não só na rainha, mas também na época histórica em que viveu.
Recorrendo a imagens dos palácios e lugares que habitaram, às cartas e aos diários que escreveram, pretende-se tornar a viagem ao passado mais fácil e agradável, sem que se perca o rigor dos factos. A análise da bibliografia existente para cada uma vai permitir também, que cada um continue a descobrir as suas rainhas preferidas muito para lá deste curso.