CRÓNICAS E ENTREVISTAS

 ENTREVISTA A LOURENÇO XAVIER DE CARVALHO
Publicado em: 16/01/2014
"A continuar assim, corremos o perigo de formar ladrões competentes"

Sociólogo demonstra na sua investigação que quanto mais escolarizado e rico é o português, menos valor atribui à justiça, à honra ou à solidariedade.

Quanto maior é a escolaridade e mais alto é o rendimento, menor é a predisposição para ajudar os outros ou para lutar por valores como a justiça, a amizade ou o amor. A correlação está demonstrada no estudo "Literacia social: os valores como fundamento de competência", que Lourenço Xavier de Carvalho apresenta hoje em Mafra na conferência internacional sobre Literacia Social. Boa parte da culpa é das políticas de educação, mais centradas nas competências técnicas, defende o sociólogo. O que "é preocupante", tendo em conta que são os mais instruídos a integrar as elites políticas e ocupar cargos de liderança.

O estudo do presidente do Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano traz outras surpresas para os que julgam que a família caiu em desuso. Não só está no topo dos objectivos de vida da maioria dos portugueses como ainda assenta nos conceitos tradicionais de fidelidade conjugal e casal heterossexual.